Last updated: 24 Oct, 2020

Trabalho Social - Palavras de Sabedoria

Encontro do Grupo de Ação nas Aldeias de Auroville

Sri Aurobindo

Porém, a nossa atitude é que a humanidade não pode crescer além das suas limitações pelos meios ordinários adotados pela mente humana, política, reforma social, filantropia, etc., — estas apenas podem ser paliativos temporários ou locais. A única libertação verdadeira é uma mudança de consciência, uma mudança em direção a um maior, mais amplo e mais puro modo de ser, e a vida e a ação baseadas nessa mudança. É, portanto, para isso que as energias devem ser voltadas, uma vez que a orientação espiritual esteja completa. Isso implica nenhum desprezo, mas a preferência dos únicos meios eficientes sobre aqueles que se mostraram ineficientes.

P. 43, Vol. 29, CWSA
(Obras Completas de Sri Aurobindo, na sigla em inglês)


O maior serviço para a humanidade, a fundação mais certa para o seu verdadeiro progresso, a felicidade e a perfeição é preparar ou encontrar o caminho pelo qual o indivíduo e o homem coletivo podem transcender o ego e viver no seu verdadeiro self, não mais limitado à ignorância, à incapacidade, à desarmonia e à tristeza. É pela busca do eterno e não ao viver limitado na lenta evolução coletiva da Natureza, que podemos melhor assegurar até mesmo aquele objetivo evolucionário, coletivo, altruísta que o nosso pensamento moderno e o idealismo colocaram diante de nós. Porém, está em si mesmo um objetivo secundário; encontrar, conhecer e possuir a existência, a consciência e a natureza Divina, e viver nela para o Divino é o nosso verdadeiro objetivo e a única perfeição à qual nós devemos aspirar.

P. 359, Vol. 23 - 24, CWSA
(Obras Completas de Sri Aurobindo, na sigla em inglês)


A Mãe

A melhor maneira de ajudar os outros é transformar a si mesmo. Seja perfeito e você estará em uma posição para trazer a perfeição ao mundo.

*

Caridade, como todas as coisas, deve ser o resultado em nós de uma consciência e de uma vontade fundamentada; por impulso é similar ao erro e, acima de tudo, ao egoísmo.

P. 104, Vol. 02, CWM
(Obras Completas da Mãe, na sigla em inglês)


Quando você está verdadeiramente mudado, tudo ao redor de você também está mudado.

P. 278, Vol. 14, CWM
(Obras Completas de Sri Aurobindo, na sigla em inglês)


Quanto aos pobres, Sri Aurobindo diz que ir ao seu auxílio é bom, fazê-lo não é uma vã ostentação de caridade, mas que é muito mais nobre procurar uma solução para a pobreza de modo que possa não haver mais pobres na terra.

31 de out. de 1969, p. 266, Vol. 10, CWM
(Obras Completas de Sri Aurobindo, na sigla em inglês)


Se não houvesse miséria para abrandar, o filantropo não teria mais qualquer razão para a sua existência — ele está tão satisfeito consigo mesmo, ele tem tanto uma impressão de que não é egoísta! Eu conheci tais pessoas que seriam muito infelizes se não houvesse mais miséria sobre a terra! O que elas fariam se não houvesse mais qualquer miséria para aliviar, qual seria a sua atividade e qual seria a sua glorificação? Como estariam aptos para mostrar às pessoas que “Eu não sou egoísta!”, e que são generosas, repletas de bondade?

3 de fev. de 1951, p. 66, Vol. 04, CWM
(Obras Completas de Sri Aurobindo, na sigla em inglês)


A humanidade é uma criança doente que sempre quer o que é ruim para ela. A filantropia é como uma mãe que, a fim de satisfazer as demandas da criança, daria a ela exatamente a coisa que a faria pior.

É um erro considerar o serviço à humanidade como a mais alta expressão do serviço ao Divino. Fazer isso é permanecer demasiado confinado dentro dos limites de uma consciência exclusivamente humana.

P. 276, Vol. 14, CWM
(Obras Completas de Sri Aurobindo, na sigla em inglês)


(Portuguese translation by Pablo Antunes)