Last updated: 1 Oct, 2020

Questões frequentemente perguntadas sobre a Visão de Auroville

Q. O que vocês querem dizer com unidade humana?

R. Este é um vasto tópico, mas, no mais simples sentido, a unidade humana implica no estabelecimento de uma sociedade unificada e harmoniosa, que permite e encoraja ainda mais a rica diversidade da humanidade a florescer em completa liberdade. Por fim, a “unidade” é uma experiência e uma realização interior, que ao acontecer em um nível coletivo conduzirá automaticamente à meta da unidade humana.

Q. Há algum tipo de religião em Auroville?

R. Não, Auroville é bastante específica a respeito disso. É esperado que os aurovilianos conduzam uma vida ‘espiritual’, mas não há religiões em Auroville.

Quem quer que esteja fortemente ligado a uma religião específica, no sentido de querer se comprometer a ela e praticá-la, descobrirá que Auroville não é o seu lugar. Embora Auroville respeite as religiões e nada tenha contra as suas práticas, elas dividem as pessoas do mundo, enquanto que Auroville está apenas interessada em unidade.

Q. Vocês têm meditações coletivas em Auroville?

R. Sim, em uma base ocasional e irregular, abertas a todos os aurovilianos, Recém-chegados e hóspedes. Há assentamentos dentro da comunidade em que membros regularmente meditam juntos. Além disso, as únicas outras vezes em que as pessoas se sentam juntas em concentração silenciosa são em ocasiões especiais, tais como em uma crise mundial, quando todos de Auroville podem se reunir no Anfiteatro próximo ao Matrimandir para enviar vibrações harmoniosas e força para o local em dificuldade. Ademais, se tornou uma tradição para os aurovilianos se “sentar” em silêncio e em concentração por um certo tempo no início, ou no final, de grandes ou importantes reuniões, seminários ou encontros similares.

Q. O que é a vida espiritual em Auroville?

R. Não há uma vida espiritual formal ou organizada em Auroville. Cabe a cada indivíduo seguir algum tipo de espiritualidade baseada em seu estilo de vida, embora isso não signifique que todos os residentes de Auroville necessariamente o façam. Essencialmente, tudo o que é pedido àqueles que ingressam em Auroville é que eles tenham a boa vontade para participar em um experimento pela unidade humana, e alguma compreensão básica da visão que subjaz o experimento. Entretanto, na verdade, é improvável que eles sejam atraídos por Auroville, ou que se sintam confortáveis na cidade a longo prazo, a menos que haja algum tipo de base espiritual em suas vidas.

Q. Auroville (AV) é a base para um culto ou seita com Sri Aurobindo e A Mãe como gurus?

R. Não, Auroville é um projeto de cidade internacionalmente reconhecido, endossado pela UNESCO e apoiado pelo Governo da Índia. Sri Aurobindo e A Mãe foram as pessoas que inspiraram o projeto, e através dos quais se iniciou em 1968, mas não há um ‘culto’ a respeito deles; nem os aurovilianos de forma alguma podem ser ligados a uma seita.

Q. Qual é a conexão de Auroville com o Ashram de Sri Aurobindo?

R. Legalmente e na prática, o Ashram e Auroville são entidades separadas, geograficamente separadas por uma distância de aproximadamente 10 km, estando o primeiro em Pondicherry (ou Puducherry, conforme grafia em português) e a última em sua maior parte em Tamil Nadu em um planalto interior acima da costa. Em agosto de 1964, a Sri Aurobindo Society em Pondicherry levou uma proposta da Mãe para iniciar uma cidade ideal devotada a um experimento pela unidade humana, seguindo as linhas primeiramente mencionadas nos ensinamentos de Sri Aurobindo.

Ver também: A origem de Auroville nas palavras da Mãe.

Q. Qual é a diferença entre o Ashram de Sri Aurobindo e Auroville?

R. A Mãe disse que não há diferença fundamental entre as duas instituições em suas atitudes em relação ao futuro e a serviço do Divino. Entretanto, considera-se que as pessoas do Ashram consagraram as suas vidas à Yoga Integral, enquanto que em Auroville a boa vontade em fazer um experimento coletivo para o progresso da humanidade é o suficiente para ganhar admissão. Espera-se que o Ashram retenha o verdadeiro papel de pioneiro, de inspirador e de guia. Auroville é uma tentativa de realização coletiva.