Last updated: 12 Oct, 2020

O símbolo da Mãe

O símbolo da Mãe
Explicação sobre o símbolo fornecida pela Mãe O círculo central representa a Consciência Divina. As quatro pétalas representam os quatro poderes da Mãe. As doze pétalas representam os doze poderes da Mãe manifestados por Sua obra. A Mãe

Os quatro poderes da Mãe

Ao falar a respeito dos quatro poderes da Mãe, ajuda saber que na Índia, tradicionalmente, o princípio evolucionário da criação é tratado, e venerado, como a grande Mãe. Sri Aurobindo distingue quatro principais poderes e personalidades através dos quais essa força evolucionária se manifesta.

Maheshwari

O primeiro é a sua personalidade de calma amplitude, sabedoria de compreensão, benignidade tranquila, compaixão inesgotável, majestade soberana e insuperável e grandeza que tudo comanda.

Mahakali

Outro incorpora o seu poder de força esplêndida e paixão irresistível, seu temperamento guerreiro, sua vontade esmagadora, sua rapidez impetuosa e força que sacode o mundo.

Mahalakshmi

O terceiro é vívido e doce e maravilhoso com o seu profundo segredo de beleza e harmonia e bom ritmo, a sua opulência intrincada e sutil, a sua atração convincente e graça cativante.

Mahasaraswati

O quarto é equipado com a sua estrita e profunda capacidade de conhecimento íntimo, trabalho cuidadoso e infalível e a calma e exata perfeição em todas as coisas...

Para saber mais a respeito dos quatro poderes, leia o pequeno livro The Mother (em inglês) de Sri Aurobindo, no qual ele descreve a natureza, a personalidade e o papel da Divina Mãe.

As cores das doze pétalas

Legend: O símbolo da Mãe em cores Em março de 1934, Sri Aurobindo indicou as cores das doze pétalas pertencentes ao símbolo: Centro e quatro poderes, branco; As doze cores totalmente diferentes em três grupos: 1. no grupo do alto, o vermelho passando do laranja para o amarelo; 2. próximo grupo, amarelo passando através do verde para o azul; 3. e terceiro grupo, azul passando através do violeta para o vermelho. Se o branco não for conveniente, o centro pode ser dourado (polvilhado).