Last updated: 18 Jun, 2020

Matrimandir - A Alma da Cidade

Bem no centro de Auroville se encontra a ‘alma da cidade’, o Matrimandir, situado em uma grande área aberta chamada ‘Paz’, de onde a futura cidade irradiará para fora. A atmosfera é tranquila e energizada, e a área é bela, embora o trabalho continue nos Jardins.

O Matrimandir será a alma de Auroville.

Quanto mais cedo a alma estiver lá, melhor será

para todos e especialmente para os aurovilianos.

A Mãe

Um lugar… para se tentar encontrar a consciência.

É como a Força, a Força central de Auroville, a Força coesa de Auroville.

A Mãe


Matrimandir

O Matrimandir pode ser visto como uma grande esfera dourada que parece estar emergindo da terra, simbolizando o nascimento de uma nova consciência. Desde os últimos 45 anos, o progresso lento e firme do Matrimandir para a sua conclusão foi seguido por muitos.

Enquanto se caminha através dos amáveis Jardins verdes do Matrimandir (dividido em 12 parques individualmente nomeados como “Harmonia”, “Felicidade”, “Perfeição”, cada um com a sua variedade de flores, arbustos e árvores), a atenção é bastante atraída por essa importante e poderosa característica no coração da cidade, que foi vista pela Mãe como o “símbolo da resposta Divina à aspiração do homem para a perfeição” e como “a força central coesiva” para o crescimento de Auroville.


Princípio Evolucionário

O nome ‘Matrimandir’ significa literalmente ‘Templo da Mãe’. De acordo com o ensinamento de Sri Aurobindo, o conceito ‘Mãe’ representa o grande princípio evolucionário, consciente e inteligente da Vida, a Mãe Universal, – que procura ajudar a humanidade a se mover além de suas limitações presentes em direção ao próximo estágio da sua aventura evolucionária, a consciência supramental.

“A Mãe é a consciência e a força do Supremo e muito acima de tudo o que ela cria. Contudo, algo dos seus modos pode ser visto e sentido por meio das suas encarnações e do que é mais apreensível, porque um temperamento e uma ação mais definidos e limitados das formas da deusa nas quais ela consente se manifestar às suas criaturas.”
Sri Aurobindo

Para conhecer mais a respeito da Mãe Universal, leia o pequeno livro The Mother (em inglês) de Sri Aurobindo, em que ele descreve a natureza, o caráter e o papel da Mãe Divina.


Câmara Interna

A espaçosa Câmara Interna no hemisfério superior do Matrimandir é completamente branca, com paredes brancas de mármore e carpetes brancos profundos. No centro está colocado um globo de cristal puro, em que se derrama um raio de luz solar eletronicamente guiado que cai sobre ele por meio de uma abertura no ápice da esfera. Esse globo luminescente irradia iluminação natural na Câmara Interna.

“A coisa mais importante é esta: o papel do sol no centro. Porque isso se torna o símbolo, o símbolo de futuras realizações.”

A Câmara Interna é desprovida de imagens, meditações organizadas, flores, incenso, religião ou formas religiosas.


Encontrar a própria consciência…

O Matrimandir está lá para “aqueles que querem aprender a se concentrar...” “Sem meditações fixas, sem nada disso, mas deve-se permanecer lá em silêncio, em silêncio e em concentração. Um lugar para se tentar encontrar a própria consciência.”


Sem religião

Que não se torne uma religião (link em inglês), a Mãe disse. “O fracasso das religiões é… porque elas foram divididas. Elas queriam que as pessoas fossem religiosas para a exclusão das outras religiões, e cada ramificação do conhecimento tem sido um fracasso, porque tem sido exclusiva.

O que a nova consciência quer (é nisto que se insiste) é: sem mais divisões. Para ser capaz de entender o extremo espiritual, o extremo material, e para achar o ponto de encontro, o ponto em que se torna uma força real.”

Leia mais a respeito do Matrimandir na seção "Building Matrimandir" (Construindo o Matrimandir).


(Portuguese translation by Pablo Antunes)