Last updated: 18 Jun, 2020

Yoga Integral

Muitos aurovilianos, certamente aqueles que vieram especificamente por uma visão e por um chamado espiritual para Auroville, estão praticando a ‘Yoga Integral’ conforme descrita por Sri Aurobindo, e naturalmente se referem a ela em suas falas no dia a dia, bem como neste site. Abaixo nós adicionamos algumas definições introdutórias relacionadas à yoga nas palavras do próprio Sri Aurobindo.

Proposta central da Yoga Integral

A transformação do modo humano de pensar, de ver, de sentir e de ser superficial, limitado e fragmentário em uma consciência espiritual profunda e ampla; em uma existência interior e exterior integrada; e de nossa vivência humana ordinária no caminho de vida divino.

Yoga Integral

Esta yoga aceita o valor da existência cósmica e a sustenta como sendo uma realidade; o seu objetivo é entrar em uma Verdade-Consciência superior ou uma Consciência Supramental Divina, na qual a ação e a criação são a expressão não da ignorância e da imperfeição, mas da Verdade, da Luz, da Ananda Divina (Felicidade). Porém, para isso, a entrega da mente, da vida e do corpo mortais para a Consciência Superior é indispensável, uma vez que é muito difícil para o ser humano mortal passar por seus próprios esforços além da mente para a Consciência Supramental, na qual o dinamismo não é mais mental, mas é outro poder. Apenas aqueles que aceitam o chamado para tal mudança devem ingressar nessa yoga.

Sâdhanâ da Yoga Integral

A Sâdhanâ [prática] da Yoga Integral não avança por meio de qualquer conjunto de ensino mental ou de formas prescritas de meditação, mantras ou outras, mas por aspiração, por uma autoconcentração interior e ascendente, por uma autoabertura para uma Influência, para um Poder Divino acima de nós e do seu funcionamento, para a Presença Divina no coração e pela rejeição de tudo o que é alheio a essas coisas. É apenas pela fé, pela aspiração e pela entrega que essa autoabertura pode acontecer.

Método Integral

O método que temos de perseguir é colocar todo o nosso ser consciente em relação e contato com o Divino e ligar-se a Ele para transformar o nosso ser inteiro nEle, tal como, em um certo sentido, o Próprio Deus, a Pessoa real em nós, que se torna o sâdhaka do sâdhana*, bem como o Mestre da Yoga, por quem a personalidade inferior é usada como o centro da transfiguração divina e como o instrumento da sua própria perfeição. Na realidade, a pressão de Tapas, a força da consciência que em nós habita na Ideia da Natureza divina sobre a qual estamos em nossa totalidade, produz a sua própria realização. O divino e onisciente e todo-eficaz desce sobre o limitado e obscuro, progressivamente ilumina e energiza toda a natureza interior e substitui a sua própria ação por todos os termos da luz humana inferior e da atividade mortal.

* Sâdhana, a prática pela qual a perfeição, siddhi, é atingida;

Sâdhaka, o iogue que procura a siddhi por essa prática.

Objetivo da Yoga Integral

Não é meramente se elevar da consciência de mundo ordinária ignorante na direção da consciência divina, mas trazer o poder supramental da consciência divina para baixo para a ignorância da mente, da vida e do corpo, para transformá-los, para manifestar o Divino aqui e criar uma vida divina na Matéria.

Condições da Yoga Integral

Esta yoga apenas pode ser praticada até o fim por aqueles que estão totalmente sérios a respeito dela e prontos para abolir os seus pequenos egos humanos e as suas demandas de modo a se encontrarem no Divino. Ela não pode ser praticada em um espírito de leviandade ou de negligência; o trabalho é muito forte e difícil, os poderes adversos na Natureza inferior estão de prontidão para tomar vantagem da mínima sanção ou da menor abertura; a aspiração e a tapasyâ (concentração do desejo) necessita ser muito constante e intensa.

Método da Yoga Integral

Concentrar-se, preferencialmente no coração e chamar a presença e o poder da Mãe para ocupar o ser e por meio dos trabalhos da força dela transformar a consciência. Pode-se também concentrar-se na cabeça ou entre as sobrancelhas, mas para muitos isso é uma abertura muito difícil. Quando a mente entra em quietude e a concentração se torna forte, e a aspiração intensa, então há o início da experiência. Quanto mais fé, mais rápido o resultado é possível de acontecer. Para o resto, não se deve depender apenas dos próprios esforços, mas ser bem-sucedido em estabelecer um contato com o Divino e uma receptividade para o Poder e a Presença da Mãe.

Métodos chave

O caminho para devoção e entrega.

É o movimento psíquico que traz a devoção constante e pura, e a remoção do ego que torna possível se entregar.

O caminho para o conhecimento

A meditação na cabeça pela qual vem a abertura para o alto, a quietude ou o silêncio da mente e a descida da paz, etc. da consciência superior de modo geral até ela envolver o ser e preencher o corpo e começar a assumir os movimentos.

Yoga por esforços

A separação da Purusha da Prakriti, o ser interior em silêncio daquele ativo exterior, de forma que se tem duas consciências ou uma consciência dupla, uma vendo por detrás e observando e, finalmente, controlando e mudando a outra, que está ativa à frente. O outro caminho de iniciação da yoga de esforços é por fazê-los pelo Divino, pela Mãe, e não por si mesmo, consagrando-os e dedicando-os até que se sinta de forma concreta a Força Divina assumindo as atividades e fazendo-as por si.

Objeto da Yoga Integral

O objeto da Yoga Integral é ingressar na e ser possuído pela Presença Divina e pela Consciência, amar o Divino por causa do Divino apenas, estar afinado em nossa natureza na natureza do Divino, e em nosso desejo e obras e vida ser o instrumento do Divino.

Princípio da Yoga Integral

Todo o princípio da Yoga Integral é dar-se inteiramente apenas ao Divino e a ninguém mais, e trazer para dentro de nós mesmos, pela união com a Mãe Divina, toda a luz transcendente, o poder, a amplidão, a paz, a pureza, a verdade-consciência e Ananda do Divino Supramental.

Realizações fundamentais da Yoga Integral

A mudança psíquica de forma que uma devoção completa possa ser o principal motivo do coração e a governante do pensamento, da vida e da ação em constante união com a Mãe e em sua Presença. A descida da Paz, do Poder, da Luz, etc. da Consciência Superior por meio da cabeça e do coração para dentro de todo o ser, ocupando as muitas células do corpo. A percepção do que é Único e Divino infinitamente por todos os lugares, a Mãe por todos os lugares e vivendo nessa consciência infinita.

Do 'Dictionary of Sri Aurobindo's Yoga' (título original em inglês),

compilado com os escritos de Sri Aurobindo

por M.P. Pandit, publicado por Dipti Publications,

Sri Aurobindo Ashram.


(Portuguese translation by Pablo Antunes)