Last updated: 17 Feb, 2020

Questões frequentemente perguntadas sobre chegar a Auroville

Q. Precisa-se de um visto para chegar à Índia/Auroville?

R. A cidadãos da maioria dos países do mundo é requerido a obtenção de um visto para visitar a Índia. Normalmente este é um Visto de Turista. Entretanto, qualquer um que queira permanecer em Auroville e ingressar na comunidade deve chegar à Índia com um Visto de Entrada (Entry Visa, em inglês), uma vez que os Vistos de Turistas não podem ser estendidos além dos 6 meses ou convertidos em um Visto de Entrada dentro da Índia.

Q. Uma autorização é necessária para visitar Auroville?

R. Nenhuma formalidade específica é solicitada para chegar e visitar Auroville.

Você apenas se dirige ao Centro de Visitantes e de lá conseguirá indicações e informações. Passes livres para acessar o ponto de vista dos jardins do Matrimandir também são obtidos aqui. Uma reserva (livre, mas para ser feita com antecedência) é necessária para uma visita guiada do Matrimandir e à câmara interna. Mais detalhes aqui (em inglês).

Q. Como se chega a Auroville do exterior?

R. Uma variedade das maiores companhias aéreas voam para Madras/Chennai, o mais próximo dos maiores aeroportos que operam voos internacionais. Essas incluem (em ordem alfabética): Air India, Air Lanka, British Airways, Emirates, Gulf Air, Lufthansa, Malaysian Airlines, Oman Air, Qatar, Sabena, Saudi Airlines e Singapore Airlines. Outros acordos de pacotes com companhias aéreas menos conhecidas também podem ser possíveis. De Madras/Chennai é melhor pegar um táxi direto do aeroporto para Auroville, embora também haja ônibus disponíveis para Pondicherry (ou Puducherry, conforme grafia em português), de onde pode-se pegar um táxi ou um autorriquixá. Se você organizou a reserva com antecedência, um táxi pode ser enviado para pegá-lo no aeroporto.

Q. Há hospedarias em Auroville?

R. Sim, Auroville tem uma ampla variedade de hospedarias que fornecem acomodações além de – usualmente – refeições, instalações de lavanderias, opções de aluguel de bicicletas, etc. Elas variam nos preços dependendo do grau de sofisticação fornecida.

Mais detalhes a respeito de acomodações aqui (em inglês).

Q. Auroville fornece habitação livre?

R. Sim, no sentido de que alugueis não são pagos, mas ‘não’ no sentido de que há uma escassez desenfreada de habitações, e ninguém deve chegar a Auroville esperando que pode se mudar para uma acomodação fornecida pela comunidade. De quaisquer pessoas que ingressem em Auroville é esperado que construam o seu próprio lugar, consultando-se com o Grupo de Desenvolvimento de Auroville, uma vez que elas têm de ser aceitas como aurovilianas. Enquanto isso, elas podem ficar residindo em unidades de ‘Recém-chegados’ ou ser esperadas para permanecer em acomodações de hóspedes ou com amigos. Francamente, não é fácil encontrar acomodação em Auroville atualmente, e qualquer um que planeja chegar aqui é aconselhado a considerar as alternativas acima cuidadosamente antes de vir. Especialmente no caso de famílias, nós seriamente aconselhamos que pelo menos um dos pais venha para ver e ajustar as coisas com antecedência.

Facilitações especiais e acomodações básicas são fornecidas para voluntários a longo prazo.

Q. Tendo construído uma casa em Auroville, qual o direito de ocupação que se tem?

R. Com tanto que se permaneça um auroviliano, o direito da pessoa que construiu a casa para viver nela é respeitado pela comunidade, da mesma forma que o direito dos filhos dessa pessoa de continuar a ocupar a causa após a morte ou partida dos pais de Auroville. Apenas no caso de alguém deixar Auroville por um período de 5 anos ou mais, e portanto ao perder o seu status de auroviliano, o direito de ocupação cessa oficialmente; embora às vezes o construtor original possa reocupar se ninguém mais tiver obtido um direito melhor com base na ocupação por longo prazo ou por necessidade maior nesse meio-tempo.