Last updated: 22 Jan, 2021

Laboratório de Línguas de Auroville (ALL)

Localizado na Zona Internacional de Auroville, o ALL (sigla em inglês para o Laboratório de Línguas de Auroville) oferece aulas em uma variedade de línguas, que incluem o inglês, tâmil, francês, hindi, espanhol, alemão e italiano, e ocasionalmente outras línguas – todas ensinadas por falantes nativos. Também há materiais premiados – incluindo vídeo, áudio e software interativo em mais de 100 línguas – em sua “midiateca”, e tem uma biblioteca de referência para a aprendizagem de línguas. Programas de estudo guiados são oferecidos e aulas individuais podem ser marcadas sob pedido. O ALL oferece regularmente Cursos Intensivos de inglês de 3 meses para estudantes iniciantes e intermediários.
Ocasionalmente, também oferece programas de Introdução Intensiva de 10 dias em Hindi, Tâmil e Francês.

O Laboratório é o primeiro centro na Índia a oferecer o Método Alfred Tomatis, uma terapia de audição/retreinamento de ouvido, também conhecida como “Áudio-Psico-Fonologia”, que tem tanto aplicações na aprendizagem de línguas quanto terapêuticas. Os Diretores do Laboratório de Línguas tiveram uma oportunidade daquelas de mudar a vida ao encontrarem os fundadores, Dr. Alfred e a Sra. Lena Tomatis, e receberam as suas bençãos para trazer esse método para a Índia e para Auroville.

Contexto de Auroville

O Laboratório de Línguas de Auroville é um laboratório de pleno Direito que se baseia na cultura linguística única de Auroville. Viva com os ricos sons vibrantes de línguas de todo o mundo, Auroville é o local perfeito para aprender uma nova.

O Laboratório de Línguas de Auroville é um local especial, onde todos o dias, pessoas de todas as idade e nacionalidade se juntam para aprender novas línguas, e no processo aprendem mais a respeito de cada um e de si mesmos. O Laboratório de Línguas é aberto para todos.

Além de fornecer um espaço belo e convidativo para o aprendizado de línguas, o ALL também está envolvido em diversos projetos em curso, pesquisa e em criar um exclusivo material de aprendizado de línguas.

As portas do Laboratório de Línguas estão abertas 5,5 dias por semana, fornecendo aos nossos estudantes um material de aprendizado de nível internacional, acesso a uma biblioteca multimídia e a oportunidade para escolher o seu próprio método de estudo (aulas em grupo, programas de estudo autodidata ou aulas individuais).

Midiateca

Uma rede de computadores, cada um equipado com fones de ouvido e microfones, compartilhando recursos, dá acesso a uma ampla variedade de filmes altíssima qualidade, vídeos, materiais em áudio e software interativo em diversas línguas. Mesmo assim, se não houver uma aula em grupo da língua que você quer aprender sendo ministrada no momento, isso não deve pará-lo: você pode reservar o seu espaço na mediateca e seguir um programa de estudo guiado ou autodidata.

Oportunidades de ensino

Nós damos as boas-vindas a jovens aurovilianos, recém-chegados e hóspedes que queiram oferecer os seus serviços para ensinar uma língua. O ALL oferece alguns recursos maravilhosos para ajudá-lo a planejar as suas lições, a fazer manuais que os seus estudantes possam utilizar, bem como uma variedade de materiais que incluem livros, materiais em áudio, vídeos, programas de TV e de rádio. E descubra como ensinar é uma experiência muito recompensadora…

Aulas

A qualquer momento, há aulas em diferentes línguas em diversos níveis disponíveis no Laboratório.

O Prédio do Laboratório de Línguas

O prédio do Laboratório de Línguas é uma edificação muito especial, feita com cal em vez de cimento, casando o antigo conhecimento indiano de edificação e controle climático com conhecimento e métodos modernos. É um prédio ecológico e tem um sistema especial de refrigeração sem ar-condicionado. É um grande exemplo de construção para combater a mudança climática – e um modelo para as edificações institucionais. Também foi construído para ser eletromagneticamente compatível. O uso de telefones celulares e móveis não é permitido em nenhum lugar em seu interior. O prédio é belo e se sente bem dentro dele!
Mais informações a respeito desse prédio especial estão aqui: aurovillelanguagelab.org/architecture.php (em inglês)


https:www.youtube.com/embed/mcH_mRLJpYs
Enter the video url

Mais sobre o treinamento Tomatis de reeducação auditiva

Línguas disponíveis que usam esse método especial incluem: tâmil, inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, português brasileiro e chinês. Outras línguas podem ser disponibilizadas mediante requisição. Um estudo de três nações encomendado pela União Europeia, envolvendo cinco universidades, mostrou que o método pode reduzir o tempo que se leva para aprender uma língua pela metade, uma vez que ele “aclimatiza” o ouvido aos sons, às frequências e às cadências da língua, por literalmente treinar o cérebro para escutar (e, por conseguinte, pronunciar) como um falante nativo. Embora não substitua a necessidade de aulas que cubram a gramática, aquisição de vocabulário, etc., o seu efeito inclui compreensão melhor e imediata sem a necessidade de tradução mental, redução dos bloqueios mentais, aumento de confiança, facilidade e fluidez de fala (fluência) e melhora na pronúncia. Os programas de línguas individualizados também têm muitos “efeitos colaterais” benéficos.

A partir de 1º de junho de 2019, o Laboratório de Línguas de Auroville se tornou o único local na Índia, e um dos raros lugares no mundo, a oferecer o treinamento de línguas em grupo utilizando esse método especial, para até seis pessoas por vez, bem como uma “Sala de Aula Tomatis” – uma tradicional sala de aula de línguas que utiliza os equipamentos Tomatis para transmitir com precisão o treinamento de audição e pronúncia.

As aplicações terapêuticas/reeducacionais do método de Alfred Tomatis incluem a melhora na atenção, na concentração e na memória, liberação do potencial criativo, melhora na comunicação, redução de raiva, estresse e ansiedade, auxílio com a depressão, baixa autoestima e falta de confiança, falta de energia e baixa motivação, falta de sono, bem como com transtornos de aprendizagem, que incluem a dislexia, a hiperatividade e o transtorno de déficit de atenção, autismo, atrasos de desenvolvimento, atrasos de linguagem e outros problemas relacionados à linguagem, tais como gagueira, problemas na expressão e no controle de voz, além de certos tipos de perda de audição, vertigem, zumbido, etc.

O “Teste de Escuta” diagnóstico oferece percepções fascinantes como uma ferramenta de autoconhecimento. Também ajuda a determinar o potencial e os obstáculos para uma capacidade pessoal para aprender línguas, e até mesmo para aprender de modo geral.

O Centro de Pesquisa Tomatis do Laboratório de Línguas de Auroville oferece programas individualizados nesse método profundo para crianças, adolescentes e adultos. O Centro recebe pessoas de toda a Índia e até do exterior para esses programas.

Programas de línguas são mais curtos, enquanto os programas “terapêuticos” são mais longos. Ambos envolvem um comprometimento de duas horas diárias de segunda a sexta-feira.

Um típico programa de línguas tem uma duração de cerca de dois meses e meio, e consiste de uma fase “passiva” de escuta por meio de fones de ouvido especiais e de uma fase “ativa” de repetição de palavras e sentenças sob o efeito de uma máquina especial desenvolvida pelo Dr. Alfred Tomatis. As fases passiva e ativa são separadas por um curto intervalo.

Programas mais curtos também podem ser providenciadas, dependendo da necessidade e dos resultados do Teste de Escuta. Mesmo os programas de uma semana têm se mostrado ser benéficos, e também oferecemos programas de dois ou três semanas.

Um exemplo do “Efeito Tomatis” pode ser visto neste vídeo:

https:www.youtube.com/embed/arm4WXLvcAM
Enter the video url

Um típico programa “terapêutico” abrange cerca de 15-17 semanas (de 4 a 4 ½ meses) no mínimo. As sessões de escuta são divididas em 3 blocos separados por intervalos de 5-6 semanas cada. Três blocos fazem um ciclo. Em casos de autismo e de atrasos no desenvolvimento, os programas são muito mais longos, uma vez que os ciclos precisam ser repetidos.

O equipamento é bastante avançado e caro. No entanto, a possibilidade de treinamento em grupo tem ajudado a fazê-lo mais acessível para o treinamento de línguas. As aplicações terapêuticas, naturalmente, permanecem muito individualizadas.

Mais informações a respeito do Método Tomatis e de suas aplicações estão disponíveis em: aurovillelanguagelab.org/tomatis-method.php (em inglês).

O Laboratório de Línguas é um serviço autossuficiente, uma unidade sem fins lucrativos registrado sob o Swagatam Trust da Fundação Auroville. Os programas Tomatis são uma chave para a autossuficiência.

Trabalhos de pesquisa nas configurações de Tomatis específicas para línguas indianas estão em seguimento. No início de 2019, o trabalho de pesquisa em tâmil deu frutos e agora oferecemos o programa de treinamento de escuta para tâmil. Precisamos de voluntários (falantes nativos) para nos ajudar com nossa pesquisa para outras línguas indianas, incluindo hindi, bengali, telugu, kannada, malayalam > todas as línguas para as quais desenvolvemos materiais ao longo dos anos, mas que agora precisamos nos focar em encontrar as suas configurações Tomatis específicas.

Informações de contato:

O Laboratório de Línguas de Auroville está aberto

de segunda a sexta-feira das 9h às 18h

no sábado das 9h às 12h.

Localização: Zona Internacional, Beyond Savitri Bhavan, Unity Pavilion and Pump House.

Telefone: 91-413- 2623 661

Email: all@auroville.org.in

info@aurovillelanguagelab.org

website: aurovillelanguagelab.org


(Page translated by Pablo Antunes)