Last updated: 16 Nov, 2020

Introdução à Saúde em Auroville

Dentro de Auroville mesmo há diversas abordagens, crenças, atitudes e ideologias a respeito da natureza da saúde e de como ela pode ser alcançada. Os indivíduos aurovilianos têm experimentado muitas abordagens e sistemas de cuidado com a saúde diferentes, que chegam como produto de diversas experiências culturais. Como resultado há uma ampla variedade de atividades de promoção à saúde, que incluem um número de abordagens experimentais baseadas em diferentes hipóteses e filosofias na saúde.

Saúde e Yoga Integral

O sujeito da saúde foi abordado extensivamente por Sri Aurobindo e pela Mãe em muitos níveis diferentes do ser individual, dos níveis físico ao mental ao psíquico/espiritual. ‘Saúde’ é um importante aspecto da Yoga Integral, que tem a aspiração para a transformação do corpo sendo guiado por forças evolucionárias. Nessa luz, as crises de saúde de vários tipos podem, às vezes, ser percebidas como parte do processo transformador. Para o indivíduo, a manutenção da sua saúde e o enfrentamento das crises de saúde podem ser percebidos como uma oportunidade para aprender mais a respeito do equilíbrio físico/mental/psíquico no caminho espiritual, mais um aspecto da educação sem fim a que uma pessoa submete a si mesma em Auroville.

Nutrir a consciência

Mais formalmente nas escolas daqui, o lado físico de desenvolver jovens corpos é equilibrado com o desenvolvimento e a nutrição da consciência desse desenvolvimento e com o significado que isso tem para o indivíduo.

Saúde da comunidade em geral

A questão de como essa cidade de Auroville se manifestará é central para a saúde e a integridade dos indivíduos que vivem lá. A maneira como nos alimentamos, a maneira como equilibramos o nosso trabalho com outros aspectos de nossas vidas, o tipo de ambiente físico que criamos, a maneira como nos comunicamos e nos apoiamos uns aos outros são os temas de intensas discussões dentro da comunidade. As decisões que são tomadas (ou não) a respeito de cada uma dessas questões têm consideráveis implicações para a saúde da comunidade e dos indivíduos dentro dela e, em uma maior medida, para a biorregião inteira em que Auroville está situada.

Ambiente holisticamente saudável

É comumente entendido que se a verdadeira saúde é para ser alcançada, a saúde do indivíduo e da comunidade deve apoiar e complementar um ao outro, e que as fontes de saúde para o indivíduo são mais facilmente acessadas e ativadas em um ambiente holisticamente saudável. Estamos trabalhando nisso!

Ampla variedade de tratamentos

Dentro de Auroville há, no presente, muitos modos de tratamento diferentes disponíveis. Esses não são exclusivamente para aurovilianos, mas também fornecidos para aqueles que vivem na biorregião, bem como aos visitantes, alguns dos quais vêm especialmente para aproveitar a vantagem do que é oferecido. Os tratamentos abrangem desde o modelo alopático até várias terapias alternativas e complementares, que são fornecidas dentro de uma variedade de diferentes configurações.

A saúde em Auroville é, no entanto, um processo dinâmico com não apenas abordagens de tratamentos novos e experimentais, mas também de uma ampla variedade de atividades que promovem uma vida saudável fisicamente, mentalmente, emocionalmente e espiritualmente e que permite aos indivíduos alcançar a fonte de toda a sua saúde interior.