Last updated: 16 Nov, 2020

Centro de Distribuição Pour Tous

Localizado próximo à Cozinha Solar, o Centro de Distribuição Pour Tous (N. do T.: Para Todos, em francês) – um dos “Serviços da Prosperidade” – funciona como um centro de distribuição para uma ampla variedade de itens alimentícios, refeições prontas para levar e outros bens fornecidos em espécie (sem qualquer troca direta de dinheiro, baseada na participação cooperativa) para aurovilianos, Recém-chegados e voluntários.

Informações Gerais e Plano de Fundo

Aberto em março de 2006, o programa é um passo em direção à economia que a Mãe desejava para Auroville. O modelo econômico ideal de Auroville, dizem, é não tornar Auroville em uma economia de mercado e fazer um negócio de tudo, mas um em que as necessidades materiais de todos sejam providas sem a circulação de dinheiro.

Membros e Afiliações

O PTDC é o centro de distribuição interna de alimentos e itens diversos para aurovilianos e Recém-chegados que escolheram se filiar com uma contribuição mensal regular.

Propósitos e Objetivos

Alimentos e itens diversos são obtidos do Centro de Distribuição Pour Tous. Os produtos disponíveis foram selecionados com base em critérios como: demanda, qualidade, custos e impacto ambiental. Itens especiais que não estejam no estoque podem ser encomendados. O programa também inclui pão da padaria de Auroville; leite das leiterias de Auroville; botijões de gás; e almoços e jantares de cozinhas e restaurantes selecionados de Auroville. Os participantes não são cobrados, embora os padrões de consumo individual sejam monitorados. As pessoas ficam sabendo se elas regularmente ‘sobreconsomem’, e um entendimento comum é, então, alcançado sobre como resolver o problema.

Muitos participantes experimentam uma grande alegria em compartilhar e doar. Alguns fazem doações de alimentos feitos em casa ou trazem o excesso produzido em seus jardins. Uma experiência comum é que não mais importa que haja apenas uma escolha limitada de produtos. Os participantes frequentemente dizem que parece bastante libertador que uma pessoa possa obter tudo que é necessário sem ter de se preocupar com o pagamento.

O PTDC adquire tudo que as fazendas de Auroville fornecem, o que inclui geleias e manteigas de nozes, e também compra os produtos com preços razoáveis das unidades de processamento de alimentos de Auroville. A renda e a despesa do programa está em equilíbrio.

Telefone: 0413-2622746

E-mail: ptdc@auroville.org.in (em inglês)

https:www.youtube.com/embed/H7aCHvgbqrg
Enter the video url