Last updated: 12 Aug, 2019

Auroville em resumo

O que é Auroville?

Auroville é uma cidade universal em construção para uma população de até 50.000 pessoas de todo o mundo.


Como Auroville começou?

O conceito de Auroville – uma cidade ideal devotada a um experimento de união humana – surgiu para a Mãe já nos anos 1930. Na metade dos anos 1960 o conceito foi desenvolvido e apresentado perante o Governo da Índia, que deu o seu apoio e o levou à Assembleia Geral da UNESCO. Em 1966 a UNESCO passou um resolução por unanimidade elogiando esse como um projeto de importância para o futuro da humanidade, desse modo dando o seu total encorajamento.


Por que Auroville?

O propósito de Auroville é tornar real a união humana – em diversidade. Hoje Auroville é reconhecida como o primeiro e único

experimento em progresso internacionalmente endossado de união humana e de transformação da consciência, também preocupado com – e pesquisando na prática – as necessidades de uma vida sustentável e de um futuro cultural, ambiental, social e espiritual para a humanidade.

.

Quando Auroville iniciou? 

Em 28 de fevereiro de 1968, cerca de 5.000 pessoas reunidas próximo à árvore do tipo figueira-de-bengala ao centro da futura cidade para uma cerimônia de inauguração assistida por representantes de 124 nações, incluindo todos os estados da Índia. Os representantes trouxeram com eles um pouco do solo de suas terras natais para ser misturado em uma urna em formato de lótus revestida por mármore branco, localizada agora no ponto focal do Anfiteatro. Ao mesmo tempo, a Mãe deu a Auroville a sua Carta Régia de 4 pontos.

 

Onde fica Auroville?

 Auroville está localizada no sul da Índia, a maior parte no estado de Tamil Nadu (com algumas partes no estado de Puducherry), poucos quilômetros adentro da Costa Coromandel, aproximadamente 150 km ao sul de Chennai (anteriormente Madras) e 10 km ao norte da cidade de Puducherry.


Quem são os aurovilianos?

 

Eles chegaram de cerca de 53 nações, de todos os grupos etários (desde a primeira infância até mais de oitenta anos, com média por volta de 30), de todas as classes sociais, históricos e culturas, representando a humanidade como um todo. A população da cidade está constantemente crescendo, mas atualmente se mantém em cerca de 2.500 pessoas, das quais aproximadamente um terço são indianas.

Visão global do planejamento da cidade

Área da Paz

Ao centro da cidade repousa a Área da Paz, abrangendo o Matrimandir e seus jardins, o anfiteatro com a Urna da União Humana que contém o solo de 121 nações e de 23 estados indianos, e o projeto de lago para ajudar a criar uma atmosfera de calma e serenidade e para servir como área de recarga de águas subterrâneas.

 

Zona Industrial

Uma área de 109 hectares ao norte da Área da Paz, a Zona Industrial, uma zona para indústrias “verdes”, está focada nos esforços de Auroville para ser uma cidade autossustentável. Conterá indústrias pequenas e de média escala, centros de treinamento, de arte e artesanato, e a administração da cidade.

 

Zona residencial 

A maior das quatro zonas da cidade, abrangendo 189 hectares, a Zona Residencial é limitada por parques ao norte, sul e oeste. O acesso principal à zona será por meio de estrada coroada com mais distribuição de tráfego via cinco estradas radiais que dividem a zona em setores de crescente densidades. Esta zona almeja proporcionar um habitat bem ajustado entre moradia individual e coletiva. 55% da área será verde e apenas 45% construída na superfície, criando, desse modo, uma densidade urbana equilibrada com a natureza.

 

Zona Internacional

 A Zona Internacional, uma zone de 74 hectares ao oeste da Área da Paz, abrigará os pavilhões nacionais e culturais, agrupados por continentes. O seu foco central é criar uma demonstração viva da união humana em diversidade por meio da expressão do gênio e da contribuição de cada nação para a humanidade.

 

Zona Cultural

Planejada em uma área de 93 hectares, situada ao leste da Área da Paz, a Zona Cultural será um local para pesquisa aplicada em educação e expressão artística. Instalações para atividades culturais, educacionais, artísticas e esportivas estarão localizadas nesta zona.

 

Cinturão Verde

A área da cidade com um raio de 1,25 km rodeada por um Cinturão Verde de 1,25 km de largura. Como uma zona para fazendas orgânicas, laticínios, pomares, florestas e áreas de vida selvagem, esse cinturão servirá como uma barreira contra a invasão urbana, para proporcionar uma variedade de habitats para a vida selvagem, e para servir como uma fonte de comida, madeira de construção, medicações etc. e como um local de recreação.

Atualmente uma área de 405 hectares, o Cinturão Verde – embora incompleto – é um exemplo de transformação bem-sucedida de um terreno baldio em um vibrante ecossistema. Sua extensão planejada adicional com mais 800 hectares fará dele um local de memorável demonstração para a conservação do solo e da água, recarga de águas subterrâneas e restauração ambiental. Como pulmões para a cidade inteira, completará o processo curativo que Auroville iniciou muitas décadas atrás.


(Portuguese translation by Pablo Antunes)

 

Para mais informações (em inglês): info@auroville.org.in