Last updated: 24 Oct, 2020

A Mãe sobre o Matrimandir e as Religiões

Por milhares de anos, nós temos desenvolvido meios externos, instrumentos externos, técnicas externas para viver – e no final, esses meios e técnicas estão nos esmagando. O sinal de uma nova humanidade é uma reversão de perspectiva e o entendimento de que os meios interiores, o conhecimento interior e as técnicas interiores podem mudar o mundo e dominar sem esmagá-lo.

Auroville é o lugar onde esse novo modo de viver está sendo exercitado, é um centro de evolução acelerada, onde o homem deve começar a mudar o seu mundo pelos meios do poder do espírito interior.

(Mensagem, 03/08/1968)

* * *

‘No entanto, para viver em Auroville, uma pessoa deve ser um servidor disposto da Consciência Divina.’

É a explicação do Matrimandir no centro. O Matrimandir representa a Consciência Divina. Tudo o que não é dito, mas esse é o modo como é.

(Comentando verbalmente sobre a Carta Régia de Auroville, 07/02/1968)

* * *

É como a Força, a Força central de Auroville, a Força coesiva de Auroville.

(Verbalmente, 02/07/1970)

* * *

O Matrimandir será a alma de Auroville. O quanto mais cedo estiver lá, melhor será para todos e especialmente para os aurovilianos.

(15/11/1970)

* * *

Sobre o Matrimandir. Na Índia, a criação, que basicamente significa o trabalho da Mãe-Criadora, por séculos foi considerado como antidivino. Sri Aurobindo mostrou/ensinou que é na Matéria que o Divino deve ser manifestado; ele insistiu no entendimento desse conceito da Mãe como Criadora.

O Matrimandir está aqui para ensinar às pessoas que não é ao fugir do mundo, enquanto o ignora, que se realizará o Divino na vida. O Matrimandir deve ser o símbolo dessa Verdade. Eu não quero que ele seja transformado em uma religião; com todas as minhas forças, eu recuso. Não queremos dogmas, princípios, rituais, absolutamente não, absolutamente não.

P.: Por que nós construímos o Matrimandir?

Para a grande maioria dos indianos não há necessidade de uma explicação; eles sabem do seu plano de fundo; é para os ocidentais e americanos, dos quais um em um milhão é capaz de sentir que ela é necessária.

P.: A Força será mais especialmente concentrada no Matrimandir?

A nova Força trabalha em todos os lugares, especialmente nesta sala. Você sente, não? Há aqui uma densidade capaz de realizar milagres, mas poucos são capazes de senti-la, de percebê-la. Sri Aurobindo e eu concentramos essa Força em toda a cidade; é palpável, perceptível como um perfume muito real, que penetra, mas uma pessoa deve ser capaz de senti-la, de recebê-la. Porém, sem milagres como as pessoas gostariam de ver; para elas acreditarem, precisam de provas materiais, sem as quais, negam. Construir o Matrimandir; colocar no lugar o meu símbolo e o de Sri Aurobindo, e o globo suspenso. Eu o tomo sobre mim para torná-lo um centro muito poderoso. Apenas aqueles que são capazes irão perceber.

(Anotado por Roger Anger após uma conversa, 07/1971)

* * *

E não deixem que se torne uma religião, pelos céus!

(Verbalmente, 31/12/1969)


(Portuguese translation by Pablo Antunes)