Last updated: 18 Nov, 2020

A Free Store - Loja livre

Tão velha quanto Auroville, a Free Store (N. do T.: Loja Livre ou Loja Gratuita) é, como o próprio sugere, uma loja onde as coisas são gratuitas. Uma descendente do sistema de permuta e de trocas dos primeiros tempos de Auroville, a Free Store agora oferece uma variedade de roupas novas e pré-amadas, louça, livros e música para qualquer Auroville que necessite, sim, gratuitamente. Clientes escolhem o que querem, deixam o seu nome e uma lista de itens levados, agradecem e saem porta afora. O local é uma bênção para muitos dos aurovilianos que vivem, como trabalhadores voluntários honorários, com um sustento muito básico e podem “fazer compras” dessa maneira.

A Free Store é afiliada à alfaiataria e distribuidora Nandini (link em inglês), embora a Free Store não tenha sócios, sendo aberta a todos os Recém-chegados e aurovilianos.

Esforços estão sempre sendo feitos para providenciar um ambiente agradável e com materiais recentemente lavados para serem disponibilizados. Ao lado dos pré-amados, a Free Store em algumas ocasiões oferece roupas novas de companhias como ‘Auromode’, ‘Upasana’ e ‘Hidesign’, bem como doações mensais de outras unidades de Auroville. Envelopes de papel artesanal com flores prensadas, papel para escrever e cartões postais se somam à qualidade de serviços da Free Store. A Free Store não para em coisas doadas, ela também oferece um serviço de alfaiataria gratuito, que se concentra em reparos, mas que ocasionalmente faz novas vestimentas.


(Spanish translation by Pablo Antunes)

https:www.youtube.com/embed/vgulTbLC-l4
Enter the video url