Last updated: 24 Oct, 2020

Cultura - Palavras de Sabedoria

Sri Aurobindo

A questão mais vital da era é se o progresso futuro da humanidade é para ser liderado pela mente econômica moderna e materialista do Ocidente ou por um pragmatismo mais nobre guiado, elevado e iluminado pela cultura espiritual e o conhecimento.

P. 137, Vol. 13, CWSA
Obras Completas de Sri Aurobindo, na sigla em inglês)

Mas a civilização real e perfeita ainda espera para ser descoberta; pois, a vida da humanidade ainda é nove décimos de barbárie para um décimo de cultura.

P. 92, Vol. 20, CWSA
(Obras Completas de Sri Aurobindo, na sigla em inglês)

Uma cultura meramente intelectual, ética e estética não retorna à verdade mais íntima do espírito; ainda é uma Ignorância, um conhecimento incompleto, externo e superficial. Ter realizado a descoberta do nosso ser mais profundo e da natureza espiritual oculta é a primeira necessidade, ter elevado o viver de uma vida espiritual mais íntima no objetivo da existência é o sinal característico de uma cultura espiritual.

P. 197, Vol. 20, CWSA
(Obras Completas de Sri Aurobindo, na sigla em inglês)


A Mãe

O quanto a “cultura intelectual” pode nos auxiliar em nosso caminho?

Se a cultura intelectual é levada ao seu limite mais extremo, ela conduz a mente ao reconhecimento insatisfatório de que é incapaz de conhecer a Verdade e, naqueles que aspiram sinceramente, para a necessidade de se estar quieto e aberto em silêncio para as mais altas regiões que lhe podem dar o conhecimento.

27 de sep. de 1969, p. Vol. 10, CWM
(Obras Completas da Mãe, na sigla em inglês)

A cultura física é a melhor maneira de desenvolver a consciência do corpo, e quanto mais o corpo é consciente, mais ele é capaz de receber as forças divinas que estão a trabalhar para transformá-lo e para dar à luz a uma nova raça.

P. 282, Vol. 12, CWM
(Obras Completas da Mãe, na sigla em inglês)


(Portuguese translation by Pablo Antunes)