Last updated: 13 May, 2020

Os seus primeiros passos em Auroville: um guia rápido

Centro de Visitantes de Auroville

Auroville forma um interessante e complexo experimento que ocupa mais de 20 km² de assentamentos dispersos no meio de áreas florestadas, semiurbanas e litorâneas. Para alguém novo é difícil apontar exatamente onde Auroville está. Para evitar que você se perca, aqui estão algumas dicas para tornar uma primeira visita mais fácil. Geralmente, nós recomendamos aos visitantes que comecem no Centro de Visitantes e que gastem, se for possível, de algumas horas a um dia. Para aqueles com mais tempo, de uma semana a dez dias são aconselhados para uma primeira visita. Pode-se participar de turnês de introdução aos hóspedes ou de outros programas, se alimentar no salão de refeições da comunidade, e sentir o lugar. Auroville tem muito mais a oferecer do que os olhos podem ver à primeira vista; se trata de uma maneira diferente de viver e de receber o mundo.

As primeiras coisas primeiro

Providenciando acomodações: Uma vez que você se informou a respeito do paradeiro de Auroville e de como chegar aqui, estando dentro da Índia ou em qualquer lugar do mundo, você também deve se importar com encontrar um local apropriado para ficar que se adapte à sua necessidade e ao seu orçamento. Você pode fazer isso por meio do nosso website dedicado

http://guesthouses.auroville.org/

Por favor, saiba que durante os meses de dezembro até fevereiro as nossas hospedarias costumam ficar completamente reservadas com bastante antecedência, uma vez que esses são os meses com o clima ameno, fresco, menos seco e mais agradável. Reserve cedo!

Não há taxa de entrada.

O acesso a Auroville e ao Matrimandir são livres de cobrança para todos.


Para visitantes casuais

Se você tem apenas algumas horas

e quer apenas entrar e sair, vá diretamente ao Centro de Visitantes, informe-se sobre todos os táxis e riquixás nas regiões de Pondicherry e Kalapet. O Centro de Visitantes oferece exposições detalhadas e exibições de vídeos sobre os objetivos e atividades da cidade, uma seção especial no Matrimandir, e um centro de informações bem abastecido com vários livros e folhetos a respeito das atividades educacionais e culturais de Auroville. Você também terá a oportunidade de comprar produtos únicos manufaturados em Auroville nas boutiques. Além disso, o VC (sigla em inglês) oferece aos seus visitantes uma cozinha multicultural deliciosa em seu restaurante popular, um cappuccino bar, aluguel de bicicletas, etc.

Se você tem apenas um dia

comece no Centro de Visitantes para ter uma ideia geral. Obtenha um passe para uma visita ao ponto de vista do Matrimandir na Área da Paz ao centro da cidade entre 9h - 12h ou 14h – 16h30. Uma caminhada relaxante de 15 minutos na sobra a partir do Centro de Visitantes o leva até lá, ou use um transporte quando for necessário. Se você tiver tempo de sobra e quer optar por um passeio guiado mais amplo, entre em contato com Inside India (tel.: +91 413 2622047, 2622555) e veja se eles podem levá-lo.

Se você tem uma semana (ou mais)

você pode querer se orientar um pouco em qualquer direção por meio de uma visita preliminar ao Centro de Visitantes. Por favor, também considere visitar o Serviço ao Hóspede de Auroville, acima da Cozinha Solar. Eles podem recebê-lo e guiá-lo e fazer sugestões a respeito de

- trabalho voluntário (apenas para cidadãos indianos e estrangeiros com o visto de entrada),

- informações sobre eventos, workshops e atividades culturais,

- e informações adicionais sobre Auroville e a Yoga Integral se for desejado.

Se você tiver tempo, aqui estão algumas outras opções para conhecer a cidade durante a sua estadia:

● Participar pela manhã do passeio de introdução ao Matrimandir, que inclui um breve momento para sentar em sua Câmara Interna

● Participar de um passeio geral de Introdução ao Hóspede

● Participar de programas que estão focados em uma visão e em um chamado mais espirituais de Auroville no Savitri Bhavan ou na Inside India.

Aproveite uma das muitas atividades educacionais, de cuidados com a saúde e outras que estão abertas aos visitantes no Quiet Healing Centre, Pitanga, Verite' e Arka.

● Prove uma mistura de comidas locais e internacionais em um dos muitos restaurantes diferentes de Auroville.

● Sente-se e folheie em uma das nossas bibliotecas.

● Peça ao gerente da sua hospedaria pelo boletim semanal de Auroville News & Notes (ou faça o download pelo link http://www.auroville.org/contents/186), que publica em grandes detalhes os muitos programas, cursos, performances, exposições e outros eventos disponíveis para residentes e visitantes naquela semana.

● Você é, naturalmente, mais do que bem-vindo a participar ativamente no trabalho a ser feito com o intuito de construir a cidade! Vá ao nosso Serviço ao Hóspede, localizado na parte superior da Cozinha Solar, onde você pode receber sugestões a respeito de oportunidades de voluntariado de curta duração.

Mais do que tudo, não tenha pressa para absorver a energia de campo de Auroville, converse com os residentes, sente-se e relaxe, esteja aqui...


Visita de grupo

Se você está planejando visitar Auroville em um grupo da sua escola/faculdade ou universidade, você deve, primeiramente, fazer contato com aurovilianos no seu campo de interesse, dessa forma você não ficará desapontado, uma vez que os profissionais em Auroville tendem a ser muito ocupados. E-mail para contatos estão disponíveis na web.

Igualmente, se você deseja passar a noite em Auroville com o seu grupo, por gentileza, informe-se com guestaccommodation@auroville.org.in (em inglês) para descobrir se acomodações estão disponíveis para os dias planejados. É inteligente reservar as acomodações com alguns dias de antecedência para a baixa temporada (março a novembro) e com meses à frente do planejado na temporada turística.

Por favor, note que Auroville desencoraja o transporte motorizado dentro da cidade e que a entrada de ônibus será recusada a menos que acordos prévios tenham sido aprovados.

Estudantes podem alugar bicicletas no Centro de Visitantes. Lá, novamente, reservas prévias serão uma obrigação para assegurar que a sua visita seja um sucesso.

Desconcertante para alguns

Este intenso e bastante desafiador empreendimento pode ser desconcertante para alguns. O melhor é apenas estar aberto, não ter pressa e tentar não se perder em conclusões, opiniões e julgamentos rápidos baseados na sua forma de pensar atual. O significado de Auroville apenas se torna claro no contexto da visão de seus fundadores, que estimularam pessoas de todo o mundo a ingressar neste ‘laboratório da evolução’.

O que Auroville não é

Os visitantes às vezes ficam desapontados ao não encontrarem um Ashram aqui. Enquanto o Ashram de Sri Aurobindo (localizado na cidade de Pondicherry) e Auroville (localizada em Tamil Nadu) são muitíssimo baseados na mesma visão de mundo e na Yoga Integral de Sri Aurobindo e na Mãe, elas são duas organizações inteiramente diferentes que se desenvolvem em seus próprios caminhos.

Por outro lado, alguns visitantes esperam encontrar mais características turísticas na cidade. Esses logo descobrirão que Auroville não devota muito tempo e energia a entreter turistas como lugares especificamente planejados para essa proposta. Esse modo de vida apenas pode ser apreciado em um nível mais profundo, mais sensível.

O acesso à internet

No La Terrace (no topo da Cozinha Solar) você pode acessar apenas a rede Wi-Fi, no Arka (na Crown Road) você pode acessar os serviços de internet com uma pequena contribuição. As senhas de Wi-Fi podem ser obtidas em vários lugares, apenas pergunte por aí. No início, pode ser difícil encontrar o lugar certo para você acessar as suas mensagens, mas você descobrirá que os aurovilianos são mais compreensíveis quando se trata da sua necessidade de se conectar. Uma lista parcial de lugares com Wi-Fi pode ser encontrada aqui: Wi-Fi Internet Browsing (em inglês).

O Aurocard e a troca de dinheiro

Auroville visa a não circulação de dinheiro e usa uma organização interna através da qual as contribuições financeiras e as distribuições são registradas. Isso significa que a maioria dos lugares (além do Centro de Visitantes) não aceitam dinheiro. Você pode ingressar no sistema por meio de um Aurocard, que você obtém na sua Hospedaria e nas duas filiais do Serviço Financeiro de Auroville (na Prefeitura e na Pour Tous na comunidade Aspiration). Traga identificação apropriada e dinheiro para depositar. Ambos os Serviços Financeiros de Auroville recebem moedas estrangeiras e cheques de viagem, e também aceitam o seu cartão de crédito (traga identificação adequada).

Bancos e terminais eletrônicos na área de Auroville

“A não circulação de dinheiro em Auroville” e assim é em sua maioria.

Porém, na área de Auroville, pelas necessidades de hóspedes de curto prazo, alguns Bancos e terminais eletrônicos estão disponíveis.

Custo geral

Apenas para lhe dar uma ideia do custo de vida geral, aqui nós colocamos algumas das despesas gerais que você pode esperar quando estiver ficando conosco. Não é necessário dizer que esses números estão sujeitos a mudanças.

● Custos das refeições na Cozinha Solar para visitantes com Aurocards: almoço de segunda-feira a sábado por 240 rúpias indianas; almoço no domingo por Rs 250. Como todos os restaurantes em Auroville têm estilos e padrões diferentes, os preços variam bastante.

● Aluguel de bicicleta custa por volta de Rs 60 por dia.

● Aluguel de motocicletas custa por de Rs 80 a 200 por dia.

● Um ônibus de Auroville (ACT, a sigla em inglês para Transporte Comunitário de Auroville) vai regularmente a Pondicherry em diferentes horas do dia e retorna após cerca de 3 horas. Uma viagem de/para Pondicherry custa Rs 60.

● Sessões de cuidados com a saúde e de fitness (hatha yoga, dança aeróbica, cursos de treinamento e assim por diante), massagens, tratamentos aquáticos, etc., normalmente solicitam uma contribuição de cerca de Rs 100 a 2500 para hóspedes, e o Aurocard é requerido.

O seu bem-estar e a sua segurança

Embora a aparência e a organização no geral de Auroville possam se parecer um tanto ocidentalizadas, uma parte majoritária da população vem da Índia e, além disso, a cidade está situada nas encruzilhadas de diversas grandes aldeias tâmeis, cujas raízes remontam a séculos atrás, e cuja cultura e costumes locais agora se misturam incrivelmente com o estilo de vida dessa nova cidade experimental.

Portanto, é importante que os visitantes (e residentes) de outros países permaneçam cientes das diferenças na cultura, no estilo de vida, na compreensão espiritual, nas normas sociais, nas atitudes tradicionais e assim por diante. Pra lhe dar apenas uma ideia muito pequena, mas reveladora: quando um tâmil balança a cabeça da esquerda para a direita, o que é interpretado como um ‘não’ por estrangeiros, isso na verdade significa um ‘sim’. Uma linguagem corporal mais livre, um código de vestimenta e de comportamento pode facilmente enviar mensagens (erradas) para a população local, e com certeza as mulheres solteiras são aconselhadas a estarem cientes disso e não caminhar ou andar de bicicleta sozinhas por lugar algum após escurecer.

A sua segurança e bem-estar significam muito para nós, então, por favor, leia algumas das dicas para a vida diária. E para começar com: sempre tenha certeza de que o seu passaporte, os seus tickets, as suas credenciais e outros objetos de valor estão guardados com segurança na sua hospedaria para que você possa aproveitar com liberdade a sua estada na Cidade do Alvorecer.

Bem-vindo!