Last updated: 1 Oct, 2020

Uma societade que visa a unidade humana

Celebração com fogueira no amanhecer

Frequentemente se diz que Auroville é como um microcosmo do mundo. E assim é. Representadas dentro do projeto estão virtualmente todas as principais polaridades encontradas na sociedade global, além das inevitáveis sutis tensões que existem como um resultado delas.

Caldeirão

Por exemplo, há homens, mulheres e crianças aqui representando a divisão Oriente-Ocidente, a lacuna Norte-Sul, todos os tipos de religiões e planos de fundos culturais, o rico e o pobre, o alfabetizado e o analfabeto, o sofisticado e o não sofisticado, pessoas de diferentes raças e cores, de aldeias, cidades pequenas e grandes, de sociedades democráticas e socialistas, de países do primeiro, segundo e terceiro mundos, alguns fáceis de se relacionar, alguns não tão fáceis, alguns que trabalham duro e alguns mais preguiçosos, todos com diferentes preferências e prioridades de como devem viver as suas vidas cotidianas - como fumantes/não fumantes, aqueles que bebem/abstêmios, vegetarianos/não vegetarianos, mediadores/não mediadores, trabalhadores de escritório/na floresta e por aí vai. O que todas essas pessoas têm em comum, no entanto, é que TODAS elas voluntariamente se colocaram no caldeirão que é Auroville, e aceitaram exercitar as suas diferenças em um novo e mais alto caminho, mudando a si mesmos em vez de tentar mudar os outros da forma como elas procuram realizar o ideal da unidade humana na diversidade.

Representantes da humanidade como um todo

Nós dizemos “mudando a si mesmos”, mas o que isso significa? Não significa tentar se tornar o mesmo que todos ao redor de si. Isso seria um tipo de unidade na conformidade. O que Auroville está tentando alcançar é algo bem diferente, aceitando e permitindo a completa, rica e maravilhosa diversidade da humanidade para florescer em completa liberdade, enquanto já se atinge uma unidade interior e se experiencia uma sociedade unificada e harmoniosa. Algumas vezes, a mistura humana parece demais, muito complexa, com tensões escondidas que se elevam à superfície ou com velhos padrões de comportamento que assumem o controle, mas, na verdade, isso é perfeito, apenas da forma como deveria ser, se Auroville é para ser um válido experimento representativo da humanidade como um todo.

Inspirado por Um Sonho, esse é o ideal que Auroville aspira realizar.


(translated by Pablo Antunes)