Last updated: 1 Oct, 2020

Viver e trabalhar em Auroville

Viver e trabalhar em Auroville requer que se afaste das normas dos sistemas sociais e econômicos convencionais e que se entre em um espaço de mais “doação”, onde as necessidades pessoais e os desejos são secundários para o bem coletivo.


Condições para viver em Auroville

Em 19/06/1967, a Mãe declarou que

“do ponto de vista psicológico, as condições requeridas para se viver em Auroville são:

● Estar convencido da essencial unidade da [humanidade] ... e ter o desejo de colaborar com a manifestação material dessa unidade.

● Ter o desejo de colaborar em tudo que promove as futuras realizações.

● As condições materiais serão exercitadas conforme as realizações prosseguirem.”

Depois disso, a Mãe claramente indicou as amplas linhas para serem observadas em nossa vida material. Estas são para formar a base da nossa existência coletiva, mas que não deveriam ser aplicadas de uma maneira dogmática e rígida. Portanto, a estrutura da vida coletiva de Auroville deveria ser vasta e muito flexível; ela é de caráter evolucionário e mudará de acordo com o crescimento individual e coletivo da consciência e com o aparecimento progressivo e a expressão da verdade inerente a Auroville.

As fundações desse modo de vida são a confiança, a sinceridade, a responsabilidade e a boa vontade.

1. Vida coletiva

Auroville quer ser uma cidade onde as pessoas de todo o mundo vivam em harmonia, esforçando-se para realizar a unidade humana e para estarem a serviço da Verdade além de todas as convicções sociais, políticas e religiosas. Desse modo, todos estão convidados a virem e se juntarem a nós neste esforço evolucionário. Embora não seja para questionarmos os caminhos do desenvolvimento espiritual ou as práticas espirituais privadas de quaisquer indivíduos, Auroville não deve ser usada como um local para proselitismo ou para se recrutar seguidores para qualquer organização política, religiosa ou espiritual.

As relações em Auroville devem ser baseadas em sincera colaboração e fraternidade. Os conflitos entre os residentes devem resolvidos dentro da comunidade, de uma maneira que seja correspondente com o espírito de Auroville. Qualquer forma de violência ou abuso não tem lugar em Auroville.

Uma relação amistosa com a população local, bem como o respeito por sua cultura e tradições são indispensáveis. Aprender a falar Tamil facilitará enormemente essa relação.

Respeito à natureza e ao ambiente é esperado de todos.

As leis da Índia devem ser respeitadas. Qualquer um que viole essas leis pode ser sujeitado a julgamento em um tribunal de justiça, o que poderia resultar em um período de prisão ou na expulsão do país. A esse respeito, todos devem estar conscientes de que o uso de drogas, que foi proibido em Auroville pela Mãe, também é proibido pelas leis da Índia.


2. Trabalho, contribuição e dinheiro


Trabalho

Cada um deve estar consciente de que estamos aqui para construir uma cidade de 50.000 habitantes como um meio de realizar uma “corporificação viva de uma real unidade humana”. A participação por meio de trabalho significativo é um aspecto essencial para se viver em Auroville. De todos é esperado que assumam uma atividade que corresponda às necessidade da comunidade em harmonia com as capacidades, prioridades e necessidades de cada indivíduo.

Contribuição

De todos é esperado que contribuam com o bem-estar coletivo com trabalho, espécie e/ou dinheiro. De unidades produtivas é esperado que contribuam com uma parte substancial de sua renda ou produção para a cidade. Aurovilianos abastados que não dependem da comunidade para a sua subsistência são encorajados a fazerem doações regulares ou ocasionais para a comunidade ou a quaisquer de seus projetos.

Dinheiro

Uma vez que um importante objetivo é que aurovilianos não recebam dinheiro equivalente a pagamento por seu trabalho, e que não haja circulação de dinheiro dentro da cidade, a comunidade é responsável por prover as necessidade regulares de cada pessoa tanto quanto possível.

Para aumentar a força econômica de Auroville e para ajudar a desenvolver uma economia sem dinheiro, dos indivíduos com meios financeiros para tanto é esperado que contribuam ao menos com o suficiente para todas as suas despesas em Auroville, e tão generosamente quanto puderem para as despesas gerais da comunidade por meio do Fundo Central. Eles também são encorajados a manter as suas posses financeiras em Auroville. Dos Recém-chegados é esperado que contribuam ao menos o suficiente para as suas próprias despesas por pelo menos o primeiro ano.

Embora esforços intensivos estejam sendo feitos, Auroville ainda não está em uma posição de suprir a totalidade de suas necessidades – especialmente em habitações – para todos os residentes. Experimentos têm sido feitos e de todos os novos aurovilianos é esperado que participem no experimento econômico que atualmente está sendo desenvolvido em Auroville.


3. Propriedade e Habitação


Propriedade

De todo residente é esperado que lide com os seus próprios recursos no mais alto nível da sua consciência. Em Auroville, tudo é, de acordo com a Mãe, propriedade coletiva para ser usado para o bem-estar de todos. Dinheiro e posses na cidade estão sob a tutela de indivíduos, titulares de projetos e gerentes de unidades de serviços ou de comércio. Eles são para serem utilizados com as atividades e com o desenvolvimento da cidade, bem como para a promoção dos ideais de Auroville. Ninguém tem quaisquer direitos à propriedade sobre casas ou outras edificações, serviços, projetos ou atividades comerciais em Auroville. A venda ou o aluguel dessas posses para lucro pessoal é inaceitável. Todas as atividades são parte da estrutura geral de Auroville e todas as transações financeiras relacionadas se realizam por meio dos canais oficiais de Auroville.

Habitação

Até poucos anos atrás, em razão de nossos números serem pequenos e a área vasta, as habitações eram individuais e espalhadas. Então, a tendência mudou para construções em grupos, mas ainda por indivíduos. Agora há um chamado por algo mais. As habitações serão construídas e possuídas pela coletividade e atribuídas aos indivíduos e às famílias na base da necessidade. A todos que puderem será pedido que contribuam generosamente para o fundo de habitação.

Durante o período de Recém-chegado, você terá a possibilidade de viver em uma casa de Recém-chegados ou em uma hospedaria de acordo com a disponibilidade de tais acomodações. Idealmente, você terá a escolha entre vários tipos de habitações, que serão apresentadas a você pelo Serviço de Habitação. Você deve estar ciente de que Aurovile atualmente está enfrentando uma crítica escassez de habitações e que a disponibilidade, tipo e tamanho da acomodação pode depender da sua capacidade de contribuir com ela.

Para evitar aumentar o já considerável número de aurovilianos que não tem um lugar para eles ou que vivem em condições abaixo do padrão, a comunidade decidiu que a partir de janeiro de 2001, os Recém-chegados serão admitidos na condição de que eles provisionem as suas próprias habitações. Embora isso usualmente signifique vir com dinheiro para construir ou comprar um lugar, isso também inclui a oferta de habitação permanente e decente para mais alguém. Àqueles que não têm a possibilidade de obter a sua habitação própria será pedido que esperem até que algo esteja disponível para eles.

4. Educação

Auroville tem a intenção de ser um lugar de uma educação sem fim para todos e já há muitas oportunidades para várias categorias de pessoas (incluindo pessoas das aldeias circundantes) que vivem na área para desenvolver os seus potenciais e para aprender novas habilidades.

Como um recém-chegado, você também será encorajado a seguir vários programas de estudo que lhe possibilitarão aprofundar o seu entendimento a respeito dos objetivos e dos ideais de Auroville, da Índia e da cultura local, para aprender as 4 línguas que a Mãe queria que fossem faladas em Auroville (inglês, tâmil, sânscrito simples, francês) e descobrir outros aspectos da vida auroviliana e indiana. Há muitas possibilidades para aprender novas habilidades e para participar em atividades físicas, sociais, culturais e outras de natureza coletiva.

Embora Auroville seja responsável por atender as necessidades educacionais de seus jovens, os pais devem estar cientes de que a Comunidade não é obrigada, nem atualmente capaz, de financeiramente apoiar a educação fora de Auroville. Estudos, atualmente, estão na direção de encontrar soluções para os desafios existentes. Os pais com crianças em idade escolar que desejarem que eles frequentem as escolas de Auroville devem contatar o Conselho da Educação de Auroville (Auroville Board of Education, em inglês) a fim de serem corretamente informados a respeito dos vários aspectos e desafios do atual experimento educacional em Auroville.

5. Transporte

No momento, os indivíduos são responsáveis por seu próprio transporte. Entretanto, há uma necessidade de estudar como mudar o corrente padrão antes que repliquemos os problemas de tráfego da maioria das cidades do mundo, e que a situação se torne irreversível. O recente aumento no número de veículos motorizados em nossas estradas está causando poluição e tornando as nossas estradas inseguras, ao passo que a Mãe previu um transporte público não poluente. Então, enquanto você ainda tem de investir em veículos individuais, você deve estar ciente de que no futuro, um caminho terá de ser encontrado para reduzir o número de veículos privados e poluentes na cidade e no cinturão verde.

6. Cuidados com a saúde

Embora haja muitas práticas de cura alternativas (homeopatia, medicina ayurvédica, etc) disponíveis para você, o cuidado alopático da saúde é amplamente predominante, mas para serviços/testes especializados nós temos de contar com hospitais em Pondicherry (ou Puducherry, conforme grafia em português) e Chennai. De todos os residentes de Auroville é esperado que tenham cobertura de saúde ou seguro de algum tipo, tornando-se membro do Fundo de Saúde. Você pode desejar consultar o seu médico para aconselhar-se a respeito da febre tifóide e de outras vacinas antes de deixar o seu país.


(page translated by Pablo Antunes)


[[[DOWNLOAD]]] Custos iniciais para se assentar em Auroville (pdf - 280.2 KB - em inglês)

Versão em língua inglesa

Versão em língua italiana

Versão em língua francesa

Versão em língua chinesa