Last updated: 17 Feb, 2020

Questões frequentemente perguntadas sobre a organização e as credenciais

Q. Quem está no comando de Auroville?

R. Enquanto os ativos de Auroville, e sobretudo a responsabilidade por garantir que ela alcance as suas metas, estão nas mãos da Fundação Auroville, a operação do dia a dia dos assuntos de Auroville está inteiramente nas mãos dos aurovilianos. Auroville mantém uma sociedade totalmente não hierárquica. Órgãos como o ‘Comitê de Trabalho’ e o ‘Conselho de Auroville’ são eleitos bienalmente a partir de voluntários que desejam se dedicar a atender as necessidade administrativas básicas da comunidade, mas que não têm poder contínuo.

A maioria das decisões principais são levadas ad-hoc às reuniões da Assembleia de Residentes, onde todos os aurovilianos são igualmente livres para se expressar. Em outras palavras, todos são essencialmente iguais e têm o mesmo peso nos assuntos da comunidade; nenhum indivíduo ou grupo está ‘no comando’.

Somado ao WC (sigla em inglês para Comitê de Trabalho) e ao AVC (sigla em inglês para Conselho de Auroville), Auroville também encoraja a formação de ‘grupos de trabalho’ capazes de lidar com temas especializados, tais como economia, as fazendas, a assistência à saúde, o processo de entrada, as necessidades das unidades comerciais, a habitação e assim por diante, mas esses sempre permanecem respondendo à comunidade como um todo.

Q. A quem pertence Auroville?

R. A terra e os ativos de Auroville são mantidos por um órgão nomeado pelo Governo chamado de Fundação Auroville. Essencialmente, tudo é de propriedade coletiva; não há propriedade privada de terras ou de utilitários dentro de Auroville.

Q. Qual é a relação de Auroville com o mundo externo?

R. Auroville mantém relações normais com o mundo externo. Não é, nem se deseja que seja, de maneira a se isolar ou cortar relações com a vida convencional na Índia e no resto do mundo.

Q. Vocês têm autoridades entre vocês?

R. Auroville não tem ‘autoridades’, no sentido normal baseado no poder dessa palavra, mas delega responsabilidade a certas funções-chave e serviços relacionados à comunidade – tais como o processo de visto, poços e água, eletricidade, telecomunicações, etc – para grupos de indivíduos que lidam com a administração a favor do resto de Auroville.

Q. Partidos políticos desempenham alguma parte em Auroville?

R. Não. Envolvimento em partidos políticos é proibido em Auroville, e pelos aurovilianos em geral. Auroville busca a unidade, e os partidos políticos envolvem atividades partidárias, nas quais os participantes são a favor e contra outros.